Adeus ao arquiteto Miguel Pereira

O ex-presidente do IAB Miguel Pereira morreu aos 82 anos, na manhã do dia 15 de maio, devido a uma parada cardíaca.

Em mais de 50 anos de carreira, o mestre Miguel Pereira dedicou sua vida a lutar pela política profissional, exercendo a função de presidente do IAB (1989- 1993), conselheiro federal pelo estado de São Paulo no CAU/BR e vice presidente da União Internacional e Arquitetos (UIA). Sua trajetória profissional deu-se início em 1957, quando se formou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicou 6 livros, teve dezenas de artigos publicados, foi reconhecido por seu trabalho com diversos títulos e menções honrosas. Seu prestígio era tanto ,que se tornou membro honorário em entidades de arquitetura de países como Argentina, Peru, Rússia e México.

No mesmo per]iodo no ano passado, o arquiteto Miguel Pereira reuniu arquitetos, amigos e alguns de seus colegas do CAU para lançar o livro “Arquitetando a Esperança”. A publicação retrata a formação, a prática profissional, os principais projetos, o exercício da docência, a preocupação com a pesquisa e a política profissional – questão que preenche o discurso do arquiteto.

“Montei-me em uma prática profissional com as duas faces da moeda, na prancheta e no discurso da arquitetura, e por isso eu tenho uma facilidade de frequentar a academia e me tornei um pesquisador, escrevi livros e não podia deixar de escrever aquilo que foi sempre uma provocação e um entusiasmo: a política profissional”, afirmou Miguel Pereira.

Foi importante na Arquitetura Brasileira  e na defesa do papel do arquiteto entre seus pares e na Sociedade Brasileira e Internacional.  Adeus grande mestre arquiteto…

Anúncios

Sobre arquiteturaunimar

Periódico eletrônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Marília.
Esse post foi publicado em Arquitetura Brasileira, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s