E o Pritzker 2014 vai para…

Citando sua abordagem inovadora para estruturas e o uso de materiais, bem como seu sensível compromisso com o projeto, o Júri do Pritzker escolheu o arquiteto japonês Shigeru Ban como o vencedor do Prêmio Pritzker de 2014. Ban é o trigésimo oitavo ganhador do Prêmio Pritzker considerado o  Oscar de Arquitetura, e o sétimo arquiteto japonês homenageado.

Shigeru

” Shigeru Ban é um arquiteto cujo trabalho incansável inspira otimismo. Onde outros podem ver desafios insuperáveis, Ban vê um convite à ação. Onde outros podem tomar um caminho seguro, ele vê a oportunidade de inovar. Além disso, ele é um professor comprometido que não é apenas um modelo para a geração mais jovem, mas também uma fonte de inspiração “ – . Júri  do Pritzker 2014

De acordo com o júri, o Prêmio Pritzker reconhece os arquitetos que conseguem demostrar “ excelência na obra construída e que fazem uma contribuição significativa e consistente para a humanidade. Shigeru Ban, o laureado de 2014, reflete esse espírito do prêmio ao máximo ” .

Ele é um arquiteto de destaque que, por vinte anos, tem respondido com criatividade e desenho de alta qualidade em situações extremas causadas por desastres naturais devastadores. Seus edifícios servem de abrigo, centros comunitários e locais espirituais para aqueles que sofreram  enormes perdas e tem sido vitimas de tamanha destruição. Quando a tragédia atinge, Ban está lá, muitas vezes desde o início, como em Ruanda, Turquia, Índia, China, Itália e Haiti, e seu país natal, o Japão, entre outros.

Seu enfoque criativo e inovador, especialmente relacionado com materiais e estruturas, e não apenas boas intenções de construção, estão presentes em todas as suas obras. Através de excelentes projetos, em resposta a desafios emergenciais, Shigeru Ban ampliou o papel do oficio.

catedral_christchurch_papelao

Shigeru Ban trabalhou muito nas zonas devastadas pelo tsunami e terremoto de 2011 no nordeste do Japão, também conhecido pela catedral de papelão de Christchurch na Nova Zelândia e pelo Centro Georges Pompidou de Metz, cidade do leste da França, entre outras obras.

Centre-Pompidou-Metz

Leia mais em http://www.archdaily.com.br/br/01-185080/shigeru-ban-recebe-o-premio-pritzker-2014 em http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gK5kKJjNN7THHhdS6n5_-V-JxhHw?docId=fef7fea3-d56d-44af-8725-66eb9fc89fb1&hl=pt_PT       e http://www.shigerubanarchitects.com/

Anúncios

Sobre arquiteturaunimar

Periódico eletrônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Marília.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Arquitetura Contemporânea, Internacional, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s