Chineses constroem museu com CDs e DVDs usados

A partir da proposta de criar uma das maiores estruturas esféricas do mundo, o escritório chinês de design e tecnologia Miniwis divulgou o desenho do iGreen, futuro museu de aviação a ser construído na cidade de Kunshan, na região de Suzhou, na China.  Possui  também um simulador de vôo 5D, e faz parte de um projeto maior: o Wanshang Dreamworld, que pretende ser o maior conjunto de salas de cinema da China, com abertura prevista para 2015.

Segundo Jarvis Liu, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Miniwiz, o iGreen tem como objetivo educar seus visitantes a respeito da sustentabilidade de uma maneira divertida: “Temos engenheiros estruturais, arquitetos, engenheiros químicos e especialistas de fabricação voltados para criar soluções interdisciplinares nunca antes vistas”. Prova disto é o diferencial observado em sua construção: suas principais matérias-primas serão CDs e DVDs reaproveitados.

iGreen

Idealizado para resistir a situações como chuva ácida, terremotos, tufões e raios ultra-violeta, a esfera de 50 metros de diâmetro que reveste o museu criará um microclima apto ao crescimento de plantas tropicais e árvores em seu interior. Além disso, os materiais que revestem a cúpula permitirão a entrada de iluminação natural durante o dia e a noite, tornando-o um ícone local.

igreen2

Em seu interior, o museu contará com móveis, tetos, pisos e luminárias feitos de materiais reciclados. Isto contribui para que o iGreen se torne também um exemplo de construção sustentável economicamente viável. “Utilizando materiais provenientes de resíduos dos consumidores, modularização e uma construção rápida, fomos capazes de fazer deste um esforço comercialmente viável”, afima Donald Saga, chefe de gestão de projetos da Miniwiz.

Publicado originalmente no Portal ARCOweb, 31 de janeiro de 2014.

Anúncios

Sobre arquiteturaunimar

Periódico eletrônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Marília.
Esse post foi publicado em Arquitetura Contemporânea, Internacional, Projetos, Tecnologia da Construção. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s