Brasil já tem 106 mil arquitetos e urbanistas

Em 14 de agosto, o CAU registrou 106.038 arquitetos e urbanistas ativos no país – aqueles que já tiveram algum tipo de interação com o SICCAU Corporativo, através de emissão de certidão, RRT ou qualquer outro serviço que o sistema presta à sua comunidade.

Como já havia sido constatado no Censo dos Arquitetos  e Urbanistas, a maioria deles (58.607) vive na Região Sudeste. A região Sul possui 22.089 arquitetos, enquanto 8.528 estão no Centro-Oeste, 3.665 no Norte, e 13.149 no Nordeste.

Os arquitetos e urbanistas estão concentrados em 2.120 dos 5.570 municípios brasileiros. Esses 2.120 municípios concentram 79% da população brasileira, ou cerca de 150, 5 milhões  de habitantes.

arquitetos

No entanto, sua atuação profissional atinge um número bem maior de cidades: 4.825 municípios brasileiros.  Ou seja, os arquitetos e urbanistas brasileiros residem em 38%  dos municípios, mas atuam em 87% deles. O Brasil registra hoje um índice de 0,55 arquiteto por cada grupo de mil habitantes, relação semelhante àquela dos países desenvolvidos.

Outro dado possível de ser constatado é que atualmente as mulheres representam 61% dos arquitetos, mas entre os mais velhos os homens ainda predominam, com 71,27% na faixa etária acima de 61 anos.

Os dados podem ser acessados por todos os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo da Federação, através do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU, o IGEO.

Fonte: CAU/BR

Anúncios

Sobre arquiteturaunimar

Periódico eletrônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Marília.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Arquitetura Brasileira, Notícias, Urbanismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s