10 Razões para ser Arquiteto

Fonte da imagem http://arqonline.wordpress.com/2010/05/16/ser-arquiteto/
 
(Desculpem, não resistí… encontrei no site abaixo, onde aparece a autoria e tudo o mais …http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfPgoAB/dez-razoes-ser-arquiteto)

1. É um estilo de vida, não um emprego.

Arquitetos normalmente tendem a pensar sobre arquitetura todo o tempo. Não apenas em grandes projetos ou construções especiais, mas em cada pequena coisa de todo lugar em que vão. Arquiteto vai a algum lugar e já começa a olhar para os materiais, acabamentos, formas, iluminação, etc. Se vai fazer uma viagem, já começa a planejar e ficar imaginando os edifícios que gostaria de visitar. Provavelmente, 90% de todos os livros que compra é sempre de arquitetura. Aliás, seu presente perfeito no Natal!

2. Pessoas respeitam arquitetos.

Mesmo que a maioria delas não entenda perfeitamente o que fazemos, há uma percepção geral de que somos éticos e responsáveis; e que tomaremos a decisão certa para seu benefício. Esta é parte da razão que o arquiteto é escolhido frequentemente como vocação para personagens principais em TV e cinema. Arquitetos não são geralmente vistos como movidos por recompensas financeiras como médicos ou sem escrúpulos como advogados.

3. O trabalho é sempre envolvente.

Arquitetos não são só artistas, já que têm de abordar tecnologia de construção e planejamento. Envolvem-se sempre com materiais e métodos construtivos; e são requeridos para atender às demandas do público no desempenho das edificações, o que inclui consumo energético e outras questões ambientais. Arquitetos criam novos conceitos em design que alimentam a construção todo dia, além de influenciar gostos, atitudes e costumes. Arquitetura é uma das poucas profissões que nunca é monótona.

4. Liberdade artística e expressão pessoal.

Como arquitetos, somos dotados de certos parâmetros que ajudam a orientar a direção dos nossos projetos. Temos capacidade de crítica e discernimento. Porém, temos a liberdade para o exercício da criatividade artística sobre aqueles parâmetros. Temos sensibilidade e bom senso. Se houver 10 arquitetos com o mesmo cliente e os parâmetros de projeto forem os mesmos, provavelmente haverá 10 soluções diferentes. Sempre.

5. Você pode ser seu próprio chefe.

Além de poder ter a sua própria empresa, o arquiteto pode prestar serviços para terceiros em qualquer tipo ou tamanho de projeto. Pode ainda participar de concursos, executar obras ou mesmo ganhar comissões pelos seus projetos e especificações. Não há outra profissão que permita atingir amplitudes semelhantes. Uma equipe de três arquitetos é capaz de projetar e dirigir a construção de um shopping center com mais de 1.0.0 de metros quadrados.

6. Há resultados tangíveis (e até eufóricos)!

Qualquer arquiteto pode ver um edifício funcionando exatamente como imaginou. E é impossível não ficar animado em ter um de seus projetos construídos: é como ter o seu próprio laboratório, onde você pode experimentar e aperfeiçoar as coisas que considera importantes. Todo arquiteto guarda um sentimento de posse sobre todos os projetos em que trabalhou.

7. Podemos impactar positivamente a vida das pessoas.

É sempre gratificante desenvolver um relacionamento pessoal com o seu cliente, especialmente quando se sabe que o processo resultará em um produto de qualidade. Ao compreender o processo, nossos clientes apreciam o produto. Apreciando o produto, eles estão reconhecendo o papel que desempenhamos. Ser arquiteto é ser útil e necessário para quem precisa.

8. Experimentação é esperada.

Apesar da arquitetura conter ciência e tecnologia da construção, seu produto final não significa uma resposta definitivamente certa ou errada. Dois arquitetos nunca chegarão exatamente a uma mesma solução, partido de um conjunto idêntico de parâmetros de projeto. Há um sentido libertador que faz você agir com o propósito de transmitir a sua própria personalidade no projeto. Espera-se que tente coisas novas, explore diferentes materiais e incorpore tecnologias emergentes em cada um de seus projetos.

9. Longevidade de carreira.

Você pode exercer a profissão de arquitetura por quanto tempo que quiser – você sempre vai ser arquiteto, mesmo que não trabalhe mais. A maioria dos arquitetos começa a ficar realmente melhor em sua profissão mais tarde na vida, em torno dos 50 anos. Isto porque se acumula conhecimento e experiência para se poder deixar sua marca naquilo que cria e executa. Nenhum arquiteto se forma pronto: ele vai se aperfeiçoando e sua arquitetura também.

10. Há uma incrível variedade de opções na profissão.

Ao contrário de outras carreiras, você se forma em arquitetura sem saber direito em que área dela vai focar. Isto é ótimo, porque, como recém-formado, você ainda não sabe todas as possibilidades que tem como arquiteto. Você pode flutuar entre as pequenas e grandes empresas; trabalhar em projeto, construção ou gestão; ambientes externos e espaços internos. Pode atuar como designer, pesquisador, professor, construtor, vendedor, cenógrafo ou artista; ou ainda ingressar em diversos setores do mercado, incluindo patrimônio, paisagismo, planejamento urbano, serviços, etc.. E, mesmo assim, vai ainda continuar sendo arquiteto.

Bonus: Podemos usar óculos ridículos e nos divertir com isto!

As pessoas esperam que os arquitetos sejam pessoas únicas, criativas e inovadoras; uma mistura de nerd com artista. Este conflito de paradigmas sociais permite uma liberdade generosa para você trabalhar em seu marketing pessoal. E ganhar dinheiro com ele !!!

Mais um texto legal sobre a profissão- SER ARQUITETO NO BRASIL É… por Roberto Spina. Vejam em http://arqonline.wordpress.com/2010/05/16/ser-arquiteto/

Anúncios

Sobre arquiteturaunimar

Periódico eletrônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Marília.
Esse post foi publicado em Arquitetura. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s