A VIDA DE UM GRANDE MESTRE- Oscar Niemeyer (1907-2012)

Niemeyer iniciou sua carreira antes de todos aqui nascerem, fundamentou seus ideais e os seguiu durante toda a sua vida, não há quem possa dizer que ele os traiu, nem mesmo ao construir os prédios da nossa capital federal, pois, isso faz parte de ser um bom arquiteto, ser quem você é, amar o que você faz, e fazer sempre o melhor; mesmo com sua opinião forte de que o comunismo poderia construir um mundo melhor para todos, não deixava de ressaltar sempre que mesmo assim, haveriam grandes mudanças a serem realizadas no ser humano, que apenas o ideal comunista não bastaria para resolver todos os problemas do mundo.

Niemeyer representou, durante todas essas décadas um movimento que transformou o Brasil, o modernismo “Oscariano”, a sua interpretação dos cinco pontos de Le Corbusier e a forma “abrasileirada” como ele a construiu aqui no nosso país, representam um grande e importantíssimo capítulo da arquitetura que devemos conhecer; conhecer sim, nem sempre apreciar, mas a fama de Oscar Niemeyer é tal que mesmo os que são contra seus ideias modernos, mesmo aqueles que nada veem de grande ou belo nessa escola, mesmo aqueles que nem são brasileiros, já ouviram seu nome, já viram uma foto de um de seus prédios; quantos turistas não vêm a São Paulo e tiram uma foto do Copan, do Parque do Ibirapuera…

Niemeyer, em entrevista de 1972:  “Meu método é diferente do usual entre os meus colegas arquitetos. Fixada a ideia, começo a desenvolve-la, redigindo um texto explicativo. É minha prova dos nove. Quando não encontro argumentos para justificá-la, a ideia está deficiente”   

E, em entrevista mais recente: “Eu faço o que eu gosto. Não faço o que os outros gostariam que eu fizesse. Eu não leio mais sobre arquitetura, prefiro ler um bom romance. Arquitetura é pessoal, é coisa intuitiva. A gente faz porque a gente gosta de fazer.”

Anúncios

Sobre arquiteturaunimar

Periódico eletrônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Marília.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Arquitetura Brasileira, Arquitetura Moderna, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s