Aeroporto de Madri- T4 em busca de uma arquitetura sustentável

O terminal 4 do Aeroporto de Madrid é considerado hoje a principal porta de entrada da Espanha.

O Aeroporto de Madrid-Barajas é o maior aeroporto da Espanha e em 2006, o aeroporto recebeu duas ampliações: uma pista e um terminal super moderno o T4,  conhecido  como “El T4”, foi projetado pelo escritório Lamela & Richard Rodgers Associados e utiliza as cores do arco-íris para definir os setores.

Aproximadamente  200 mil metros quadrados de bambú cobrem e decoram o aeroporto de Madrid. Barajas – T4, a imagem acima ilustra as cores utilizadas, a estrutura de aço e o forro de bambú na fachada.

Ficheiro:Madrid barajas aeropuerto terminal t4.jpg

Nele foram investidos 6.000 milhões de euros em 1.200.000 m2 de superfície e utilizados 45.000 toneladas de aço, porém sua arquitetura destaca-se pela simplicidade, adaptabilidade, robustez e flexibilidade tendo como objetivo principal transmitir aos passageiros sossego, tranquilidade, calma e leveza. Por isso, para complementar a estrutura de aço, foi utilizado o bambu. A luz natural também foi uma exigência da Aena (Aeropuertos Españoles e Navegación Aérea), órgão responsável pela navegação aérea espanhola. Dessa forma, ao forro de bambu foram integradas clareiras de vidro que permitem a luminosidade.

Além de ser uma grande obra arquitetônica, consegue uma enorme economia energética graças as estratégias de arquitetura bioclimática e de eficiência energética utilizada. Para facilitar a orientação dos visitantes, cada terminal possui uma cor.

Aeropuerto de Madrid Barajas T4

Outra característica de destaque é que no T4 estão em exposição pública uma coleção permanente com aproximadamente 200 obras de arte; entre pinturas, esculturas e murais, de artistas conhecidos como o colombiano Fernando Botero, o equatoriano Oswaldo Guayasamín e os espanhóis Rafael Canogar e Manuel Valdés.

Leia mais em http://www.foradomapa.com.br/?p=1085 e em Arquitetura contemporânea de Aeroportos http://verazaffari.com.br/blog/2012/06/arquitetura-contemporanea-em-aeroportos/

Anúncios

Sobre arquiteturaunimar

Periódico eletrônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Marília.
Esse post foi publicado em Arquitetura Contemporânea, Internacional, Sustentabilidade, Tecnologia da Construção. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s