30 ANOS de ARQUITETURA UNIMAR!!! Parte I

Em 1980 começaram os primeiros projetos de um Curso de Arquitetura em Tupã, que teve seu 1º vestibular em 1981. Dessa 1ª turma, temos arquitetos e arquitetas de destaque em nosso meio, o que foi se repetindo nas próximas turmas. Inicialmente foi instituída por uma mantenedora de Tupã (ITEC) e era chamada FAUT- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Tupã, em 1985 passou para a (AEM- Associação de Ensino de Marília), continuou um tempo ainda em Tupã e em 1995 foi transferida para Marília compondo juntamente com outros cursos a UNIMAR- Universidade de Marília, onde atualmente de encontra. Na UNIMAR, fez parte da FCA-Faculdade de Comunicação e Arquitetura e posteriormente da FEAT- Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Tecnologias, quando o Curso passou a ter um caráter mais tecnológico e menos humanístico. Tivemos grandes nomes na direção durante esse trajeto. Somos o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIMAR e esse ano iremos comemorar juntos em novembro, num encontro que deverá reunir alunos e ex alunos das várias épocas. Na ocasião, discutiremos os rumos da arquitetura da nossa região, além de promover o lançamento de Cursos de Pós Graduação na área que se somarão ao  de Gestão Urbana, contribuindo assim para a educação continuada e especialização dos nossos alunos.

Parabéns a todos que participaram e aos que participam dessa história de sucesso!

Veja o documento do reconhecimento  http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cd008032.pdf

Curiosidades

1.Histórico do Boscar
O evento foi criado na cidade de Tupã, estado de São Paulo por alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUT). O Boscar é uma sátira da estatueta do Oscar, que a premiação máxima do cinema para os melhores profissionais do ano. Foi levado para Dourados, na UNIGRAN pela coordenadora do Curso de Arquitetura, Drª. Arq. Cynara Tessoni Bono e Ms. Arq. Clei Alexandre que na ocasião eram era acadêmicos.

A primeira festa, em Dourados, foi realizada em 1995, era um baile a fantasia, sob a temática do Oscar, cinema e televisão. Hoje a festa acontece adaptada para a cidade de Dourados. Não existe mais premiações para as fantasias. A finalidade do evento, conforme a coordenadora é arrecadar fundos para a formatura dos acadêmicos e auxiliar nas atividades do curso, como investimentos em palestrantes durante a semana acadêmica.
A estatueta do Boscar, símbolo da festa,  faz alusão ao prêmio do Oscar.

Anúncios

Sobre arquiteturaunimar

Periódico eletrônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Marília.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Arquitetura Brasileira, Eventos, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s