Sistema Construtivo pré-fabricado de cobertura verde

Idealizado pelo Arquiteto paisagista Benedito Abbud e concretizado pelo departamento de engenharia da Remaster, o sistema é composto por placas de piso elevado apoiadas em pedestais que criam um vão onde as águas pluviais são armazenadas para, posteriormente, serem utilizadas na irrigação do jardim, sem a necessidade de energia elétrica, bombas ou bicos irrigantes.

O principal foco é a sustentabilidade, a irrigação é feita automaticamente com água da chuva por meio de um sistema de capilaridade. Não é preciso de nenhum tipo de bomba ou mesmo de alguém para regar as plantas periodicamente, e com isso se economiza, além da água, a energia. Nos períodos de estiagem, o sistema funciona da mesma maneira, mas a água vem ou da rua ou do reservatório do próprio edifício.

Segundo a Remaster, um dos objetivos foi criar um sistema que pudesse contribuir para minimizar os efeitos nocivos das enchentes nas grandes cidades, além de economizar água e prolongar a durabilidade da impermeabilização da laje que suporta o jardim.

Uma vez implantado o jardim com forrações, arbustos, árvores e palmeiras, o sistema de irrigação funciona de maneira semelhante ao que acontece na natureza. As águas das chuvas penetram no solo, são filtradas pela manta bidim e ficam armazenadas no vão sob as placas. Se a chuva for intensa, um sistema de ‘ladrões’ drena o excesso e não permite que o solo encharque. Após a chuva, a água do solo evapora ou é consumida pelas plantas, secando a terra. A capilaridade, por meio dos pavios, garante a umidade do solo e a irrigação dos jardins.

 Fonte: http://www.remaster.com.br/piso_elevado_tecgarden.php

 

Anúncios

Sobre arquiteturaunimar

Periódico eletrônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Marília.
Esse post foi publicado em Paisagismo, Tecnologia da Construção. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s