Sobre a Arquitetura Ecológica

A palestra teve a presença dos alunos do Curso de Arquitettura e de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, alguns profissionais de Marília e Região e egressos do Curso de Arquitetura e mostrou novos caminhos e novos olhares na maneira de conceber e trabalhar os espaços e as inúmeras possibilidades dentro do campo de visão da Arquitetura com preocupação ecológica.

Processo construtivo de parede monolítica de taipa de pilão usando formas e compactação de solo em estado quase seco e a parede já está bastante resistente.

Da Arquitetura de terra, ao planejamento ambiental, do paisagismo produtivo, da questão energética, etc…, não seria possível esgotar o assunto que é tão abrangente, mas realmente foi introduzido o assunto, mostrando exemplos e a trajetória de vida e de trabalho árduo dos palestrantes, que passaram o princípio de uma nova forma de pensar e trabalhar a arquitetura, que não é inédito, mas possível e necessário.

O Centro Cultural dos Indios Tapeba, Caucaia, Ceará,  planejado e construído para representar a arquitetura vernacular, feita com troncos e palha de carnaúba. O planejamento considerou o movimento solar, os ventos predominantes, o saneamento ecológico e o paisagismo produtivo.

Foram lançadas algumas sementes. Cabe a nós fazê-as crescer e fortalecer através de aprofundamentos no assunto, com pesquisas e cursos de extensão na área.

PS: Os palestrantes- Arq. Marcio e Eng. Msc. Adriana,  deixaram o site da Verdesaine www.verdesaine.net à disposição para quem precisar saber mais sobre o assunto, se quiserem informações e/ou conhecer melhor seu trabalho.

Anúncios

Sobre arquiteturaunimar

Periódico eletrônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Marília.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Arquitetura Brasileira, Arquitetura Contemporânea, Sustentabilidade, Tecnologia da Construção. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s